Jornal Correio Popular Notícia

70%
Rondônia registra queda no desmatamento em setembro

Data da notícia: 2023-10-30 18:07:28
Foto: Assessoria
A sala do Geoportal da Sedam acompanha em tempo real as informações geoespaciais sobre desmatamento na Amazônia

O estado de Rondônia registrou a maior queda no desmatamento dos últimos quatro anos, sobretudo em unidades de conservação e territórios indígenas de janeiro até setembro de 2023. Os dados oficiais apontam que, em setembro, a redução foi, em média, de 70%. As informações foram da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), que utiliza o sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para monitorar alterações na cobertura florestal da região.

Segundo a Cogeo, dados apontam redução de 70% do desmatamento em todo o estado de Rondônia e confirma avanços na preservação da cobertura florestal de unidades de conservação, na qual, quando comparado à redução é ainda maior, chega a atingir 75,3%, segundo o Desmatamento em Tempo Real (Deter/Inpe), em relação ao ano anterior. Nos territórios indígenas, a diminuição foi de 72,94%, se comparado a registros anteriores. De acordo com o titular da Sedam, Marco Antônio Lagos, os esforços em mapear e combater o desmatamento, alcançaram bons resultados, em função de uma política que engloba monitoramento, fiscalização, comando de controle e educação ambiental.

Ele reforçou que o compromisso contínuo de aprimorar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para garantir que o desmatamento se restrinja aos limites legais é uma ação parceria na preservação. O monitoramento é feito por geoportal.sedam.ro.gov.br, uma plataforma criada e implementada pela própria Sedam, que será apresentada na COP-28. Ela fornece acesso às informações geográficas, geoespaciais, e serviços geográficos associados.

Ela é uma ferramenta fundamental para o combate ao desmatamento, por meio de uma variedade de recursos geoespaciais como mapas, imagens de satélite, fotos aéreas e camadas de dados, bem como outras informações relacionadas à geolocalização. A partir das informações, é fácil visualizar que Rondônia, com os avanços tecnológicos, consegue estrategicamente, a curto prazo, desenvolver atividades de fiscalização e monitoramento, em diferentes escalas de precisão, no menor tempo possível.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.